Frutas da região

Melão-pepino

 

O pepino, como é conhecido, é cultivado por agricultores da região de Jaicós. As principais características da fruta são: perfume forte quando maduro, casca muito fina e polpa branca parecida com uma pera.Como este melão estoura na roça quando maduro, o agricultor tem que saber a hora certa de retira-lo.

Uma maneira de comer a fruta é adicionar um pouco de açúcar para a polpa desmanchar e ficar parecida com sorvete.

Minha mãe colhia quando esta amarelando depois colocava em um baú de couro que ficava no quarto. Todos que chegavam a casa sabiam da existência da fruta porque exalava um cheiro muito forte mesmo com o baú fechado.

Apesar de conhecer desde criança, desconheço a exploração comercial em outras regiões ou se existem outros nomes. Descobri que a fruta é bem popular na Indonésia, conforme site JN de portugal.

Segue relato do internauta Adilson de Brasília:

Moro em Brasília, mas minha origem é de Bom Jesus/PI, na nossa região chamamos de meloa e por lá pequenos agricultores, como o meu pai ainda cultiva essa fruta. Nós fazemos o suco ou colocamos a polpa num liquidificador e acrescentamos leite, é tipo de vitamina, garanto que é uma delícia!

Outros nomes: Meloi, Meloa, Vitamina, Coalhada, xixi, NASHI URI, Melão Neve, Melão Pera, Melão Cache, Melão de cheiro, etc 

Se alguém souber outro nome ou região que é plantado, favor entrar em contato.

 

Cronologia da melão pepino na internet

Até 2005 não encontrava nada na internet sobre a fruta, então resolvi tentar localizar onde tinha certeza que ainda plantavam.

Então neste ano fui a cidade de Jaicós e encontrei a fruta na fabulosa feira da cidade, comprei dois belos exemplares da fruta e fiz as fotos acima.

Em 2006 as sementes são levadas para São Paulo, muitas foram doadas para pessoas que acessaram o artigo e outras foram plantadas em meu quintal. Apesar do inverno conseguimos um fruto que deu origem a mais sementes para internautas do Brasil inteiro, inclusive tive um pedido de Portugal.

Em 2013 recebi um belo exemplar de melão que foi cultivado em Salesópolis/SP com sementes que repassei para um colega de trabalho que mora na cidade. Quando recebi pensei que era uma melancia porque era bem grande!. Logo ficou amarelo e em seguida rachou conforme foto acima.

Importante: Algumas pessoas estão utilizando fotos deste site sem autorização para venderem sementes na internet. O site Jaicos.com não autoriza a utilização de seu conteúdo para comercialização de sementes.

Este site já distribuiu e recebeu gratuitamente muitas sementes. Exemplo foi o produtor Waldir Marchioli de Cascavel/PR, recebeu poucas sementes e nos enviou muitas.

 

Fiz a divulgação desta fruta por volta de 2005, depois disto percebi que surgiram várias matérias e vídeos sobre o melão. Descobri que temos várias variedades desta fruta, inclusive este será meu próximo desafio, encontrar as variedades.

Veja matéria interessante sobre a fruta:

http://devorador-d6-pecado.blogspot.com.br/2014/05/melao-pepino.html

 

Vídeo mostra a colheita e receita de vitamina com melão pepino.

 

Outro Vídeo sobre melão pepino.